SuperVia assume o Ramal Guapimirim

O que um dia parecia impossível, aconteceu: A supervia assume o Ramal Guapimirim.
Agora, resta apenas esperar que algumas mudanças sejam feitas: Reforma das estações, Eletrificação, Alargamento dos trilhos e Construção de muro de contenção. O mesmo esperamos do Ramal Vila Inhomirim.
 Estação de Magé, uma das principais do ramal.

Via

Atropelamento em Fragoso

Um Caminhão atropelou um motoqueiro na Rua Rogério Portela na noite de ontem (dia 24) às 19h21min. O motoqueiro identificado como "Elton" foi morto rapidamente e deixou sua esposa que mora em uma rua próxima ao acidente.
O caminhão de cervejas da Skol vinha em alta velocidade na Rogério Portela e chocou contra o motorista em uma ponte sobre um rio que atravessa a rua. Os socorros chegaram rapidamente, mas o motoqueira já estava morto.

Volta do trem à Serra da Estrela...

...Magé Aprova!
O grupo de trabalho pela reativação da ferrovia na Serra da Estrela  (GTTrem) recebeu nesta semana o apoio dos vereadores Bernardo Rossi e Paulo Igor, ambos do PMDB. Os parlamentares se reuniram com o GTTrem e o prefeito de Magé, Rozan Gomes. Representantes do governo do estado e das prefeituras de Petrópolis e de Magé devem assinar o termo de cooperação para a reativação da Estrada de Ferro Príncipe Grão Pará nas próximas semanas. O projeto orçado em aproximadamente R$ 70 milhões prevê a recomposição de seis quilômetros de trilhos, sendo quatro no trecho entre o Alto da Serra e a raiz da Serra, e dois deste ponto até a Vila Inhomirim, em Magé. A previsão é de que a linha férrea entre em operação até a Copa do Mundo em 2014, e atenda mais de mil pessoas por dia, uma média de  400 mil por ano. O preço das passagens deverá variar entre R$ 15 e R$ 25 e o percurso até Magé poderá ser  feito em menos de 30 minutos.
“Fomos procurados na Câmara pelo GTTrem, que falou sobre a importância do forte envolvimento da prefeitura de Magé nesse projeto. Conseguimos agendar a reunião com o prefeito Rozan Gomes, que mostrou firme interesse em agilizar o processo. O estado também reconhece a importância da reativação da estrada de ferro. Sua implementação tem o apoio do governador Sérgio Cabral, que designou o secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, para acompanhar seu desenvolvimento. A reunião em Magé foi muito produtiva. Nossa expectativa agora é de que a assinatura do termo de cooperação entre o estado e os municípios seja formalizada em uma cerimônia no Museu Imperial, com a presença do governador”, disse Bernardo.  Deputado eleito, Bernardo Rossi se comprometeu a, na Alerj, buscar mecanismos para tornar o projeto realidade.
A reunião foi acompanhada também pelo presidente eleito da Câmara, Paulo Igor, e pelo vereador Albano Filho (Baninho). “Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta reunião, pois o envolvimento da prefeitura de Magé é um ponto importante para que esse projeto saia do papel.  O compromisso de trabalhar pelo projeto, por parte do prefeito de Magé, era considerado crucial pelos integrantes do GTTrem”, acrescenta Paulo Igor.
Ao receber a comissão do GTTrem, o prefeito de Magé assinalou que, além de impulsionar o turismo, o projeto pode significar meio de transporte alternativo entre Petrópolis e Magé e viabilizar a ligação marítima pelo Porto de Mauá, onde poderá haver o escoamento, no futuro, de transporte de carga e passageiros que utilizarão os dois meios de transporte, ferroviário e marítimo, beneficiando todo os estado do Rio de Janeiro.
“Não posso deixar de lembrar que Magé foi apontado como município estratégico para o Comperj e esses dois meios facilitam a chegada e produção das novas indústrias, que irão gerar riquezas para a região”, disse Rozan Gomes. O prefeito  agradeceu a visita do presidente da Câmara de Petrópolis e deputado eleito, Bernardo Rossi, e de toda a comissão. “Desejo sucesso ao seu mandato no Legislativo Estadual  e espero poder contar com sua ajuda e visão para o crescimento de Magé”, afirmou.

Projeto orçado em R$ 70 milhões

No mês passado, representantes das secretarias estaduais de Obras e transporte entregaram a minuta do termo de cooperação técnica para a reativação da Ferrovia Príncipe do Grão Pará ao chefe Gabinete da Prefeitura de Petrópolis, Carlos Abenza, e ao secretário de Planejamento, Aguinaldo Goivinho. O documento define as responsabilidades atribuídas a cada uma das partes envolvidas no projeto – governo do estado e as prefeituras de Petrópolis e Magé. Na ocasião, o vice-coordenador do GTTrem, Jonny Klemperer, destacou que a assinatura do termo de cooperação será um grande passo para a reativação da ferrovia.
De acordo com o projeto, toda a parte de infra-estrutura da ferrovia, como a instalação dos trilhos e viadutos ficará a cargo do governo do estado. As prefeituras de Petrópolis e Magé ficarão responsáveis pela  regulamentação fundiária e revitalização da área, projetos que serão custeados com recursos provenientes do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. A execução do projeto requer investimentos da ordem de R$ 70 milhões, para obras de infra-estrutura, retirada de moradores, revitalização e a compra de trens.
Inaugurada em 1883, com as presenças do imperador  Dom Pedro II e do Barão do Rio Branco, a Ferrovia Príncipe Grão Pará funcionou durante 81 anos, sendo desativada em novembro de 1964.


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