História

Terra habitada por tupis, a região de Inhomirim aparece pela primeira vez nas Cartas de Sesmarias, em 1568, quando à 9 de fevereiro, El-Rey doa uma larga faixa de terras, às margens do rio Inhomirim, em favor de Antônio da Fonseca, que havia lutado ao lado de Estácio de Sá, na expulsão dos franceses da Guanabara.
A Primeira Ferrovia do Brasil, hoje abandonada e parcialmente destruída, que ligava Guia de Pacobaíba a Petrópolis, corta Piabetá, Fragoso e Vila Inhomirim. Em 1677, é criada a freguesia de Anhu-mirim (caminho estreito, em tupi), sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade. Através do Alvará de 12 de abril de 1698, a freguesia é elevada a categoria de Paróquia Perpétua.


Estação de Vila Inhomirim em 1856
Estação em Guia de Pacobaía
Estação em Guia de Pacobaía
Apenas em 11 de junho de 1723 aparece, pela primeira vez, uma concessão de terras em Piabetá, doadas aos sócios Ventura da Costa e Antônio de Toledo Souto Mayor, constituida de três mil braças quadradas entre o rio Cayoaba e Piatá.
Em 8 de abril de 1728, as terras de Ventura da Costa, não se sabe o porquê, são transferidas para Antônio Fernandes Lima. Com uma área de seis quilômetros quadrados, a fazenda de Antônio de Toledo, nessa época, abrangia ainda as terras de Raiz da Serra e Meio da Serra. No século XIX, Mons. Pizarro e Araújo, em suas Memórias históricas do Rio de Janeiro, menciona a existência do rio Piabetá, originado na Serra Alta (Petrópolis), desaguando no rio Bonga (Bongaba) e, em cujas margens cultivava-se a cana, a mandioca, o arroz, o café e legumes, além de registrar o funcionamento de alguns engenhos de aguardente. O declínio da agricultura Mageense verificado com a República, pode ser sentido também em Piabetá. Com o loteamento das fazendas, verdadeiros sub-bairros continuam surgindo, de onde saem mão-de-obra para a Capital e as cidades vizinhas.
Em 18 de Outubro de 1933 nasce Manoel dos Santos ou "Mané Garrincha" no bairro de Pau Grande. Foi um grande futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. A FIFA o elegeu o segundo melhor jogador da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol. Morreu dia 20 de Janeiro de 1983 na cidade do Rio de Janeiro.
Mané Garrincha

Atualmente, o distrito de Vila Inhomirim é compostao pelos seguintes bairros:

Vila Inhomirim: Também conhecido como Raiz da Serra. É tratado como Raiz da Serra porque fica ao pé da Serra dos Órgãos, na parte de Petrópolis.


Piabetá: O bairro mais rico do município de Magé. Por sua grande extensão foi divido em alguns sub-bairros.


Fragoso: Um bairro populoso cercado por 3 dos principais bairros de Vila Inhomirim, tornando-se assim um deles. Possuidor da primeira estrada de ferro do Brasil, assim como Raiz da Serra, Ilha e Piabetá.


Pau Grande: conhecido também como terra de Mané Garrincha, local onde Mané Garrincha nasceu e morou por anos de sua vida. O nome tem seu surgimento em 1850, pois, nessa época havia duas grandes árvores na entrada desse bairro.


Ilha: Possiu esse nome por causa de suas fronteiras serem feitas por rios ou montanhas.

Jardim Nazareno: Antes fazia parte de Fragoso, mas foi divido e se transformou em um bairro único.

Buraco da Onça: Bairro que liga os principais bairros da Vila Inhomirim.

Os bairros citados acima são os principais, os outros são sub-bairros de Fragoso ou de Piabetá.